5 Propriedades da cenoura para a saúde

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5 Propriedades da cenoura para a saúde

As cenouras têm vários benefícios para a nossa saúde, e deles falaremos neste artigo. É um alimento perfeito quando queremos emagrecer e ao qual foram concedidos os benefícios relacionados com os níveis de colesterol e com a saúde dos olhos.
A cenoura tem cerca de antioxidantes conhecidos como caroteno do que os especialistas dizem que nos ajudam a reduzir os riscos de câncer.
Temos cenouras de cores diferentes, amarelo, branco, laranja, vermelho e roxo.
As cenouras de cor laranja obtêm sua cor brilhante a partir do beta-caroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A no corpo.
Você pode tomar crus, cozidos, sucos, sumos, etc.

FATORES NUTRICIONAIS DAS CENOURAS
As cenouras têm um elevado teor em água ( cerca de 90%) e o restante 10% são carboidratos
As cenouras têm pouca gordura e proteína

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DAS CENOURAS
Vejamos os detalhes nutricionais para uma cenoura crua de cerca de 100 gramas:
Calorias: 41
Água : 88%

CARBOIDRATOS
As cenouras são compostos principalmente de água e de hidratos de carbono.
Os hidratos de carbono são compostos de amido e açúcares, como a sacarose e a glicose.
As cenouras são também uma boa fonte de fibra, temos cerca de 2 gramas de fibra em 61 gramas de cenouras.
As cenouras têm um baixo índice glicêmico, este índice mede a rapidez com que os alimentos se convertem em açúcar na corrente sanguínea.
Este índice vai de 0 a 100, e as cenouras têm de 16 a 60 índice glicêmico, sendo mais baixo para as cenouras cruas, um pouco mais alto para as cenouras cozidas e mais alto para as cenouras em purê.

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FIBRA
Certas fibras solúveis também conseguem alterar a absorção de colesterol do trato digestivo, e para reduzir o colesterol no sangue.
A celulose, hemiceluloses e a lignina são as principais fibras insolúveis, que têm as cenouras.
As cenouras nos fornecem grande quantidade de vitaminas e minerais, especialmente A vitamina A, vitamina K, potássio e vitamina B6.
Potássio: É um mineral essencial, importante para o controle da pressão arterial. Porém tome cuidado para não exagerar, algumas pessoas que usaram Blue caps relataram ter um maior desejo, ou seja, um elevado apetite sexual, que pode ser bom em alguns casos né?!

MAIS COMPOSTOS DA PLANTA
As cenouras contêm muitos compostos da planta, mas sem dúvida, os mais conhecidos são os carotenóides.
Os carotenóides são substâncias com atividade antioxidante potente, os quais foram relacionados com uma função imunológica melhorada e um menor risco de sofrer de muitas doenças.
O beta-caroteno, principal caroteno que as cenouras, pode converter-se em vitamina A no corpo.
No entanto, varia em função da pessoa a capacidade de converter a vitamina A no corpo. Por exemplo, se comermos gordura com as cenouras pode nos ajudar a absorver mais beta-caroteno.
Estes são os principais compostos vegetais que se encontram nas cenouras:
Beta-caroteno: As cenouras laranja são muito ricas em beta-caroteno A absorção é melhor ( até 6,5 vezes maior), se cozinhar as cenouras.
Alfa-caroteno: é Um antioxidante que também é convertido parcialmente em vitamina A.
Licopeno: Um antioxidante de cor vermelho brilhante, que pode ser encontrada em muitas frutas e legumes de cor vermelha, entre as quais se incluem as cenouras vermelhas e roxas. Ajuda-Nos a diminuir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares.

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DAS CENOURAS

MENOR RISCO DE CÂNCER
Uma alimentação rica em caroteno tem um efeito protetor contra vários tipos de câncer.

BAIXAR O COLESTEROL NO SANGUE
Ter altos níveis de colesterol é fator de risco para a doença cardíaca.

EMAGRECER
As cenouras nos ajudam a aumentar a saciedade e reduzir a ingestão de calorias nas seguintes refeições.

SAÚDE DOS OLHOS
As pessoas que têm baixos níveis de vitamina A são mais propensas a sofrer de cegueira noturna, algo que pode melhorar se comemos cenoura e outros alimentos ricos em vitamina A, carotenóides.

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CENOURAS ORGÂNICAS CONTRA CENOURAS CONVENCIONAIS
Está mais que comprovado que a agricultura orgânica utiliza métodos naturais para o cultivo de alimentos.
Vários estudos têm comparado o conteúdo de nutrientes nas cenouras orgânicas e não orgânicas.
Nestes estudos, não se viram diferenças na quantidade de carotenóides, antioxidantes do alimento.

CENOURAS
As cenouras bebê são as mais pequenas e/ imaturas, as quais se tornaram, nos últimos anos, um lanche com muito sucesso.
Na verdade, existem dois tipos de cenouras que recebem o nome de cenouras pequenas. o que pode levar a confusão.
Por um lado estão as cenouras inteiras que de uma forma natural, são de tamanho pequeno, as cenouras que são colhidas antes que se tornem grandes.
Por outro lado, estão as cenouras de tamanho mais grande que foram cortadas com a máquina, descascadas, polidas e lavadas em pequenas quantidades de cloro antes de serem embaladas.
Há muito pouca diferença de nutrientes entre os dois tipos de cenouras, portanto, têm alguns benefícios semelhantes para a saúde. Clique e veja informações sobre Womax.

RISCOS DE CONSUMIR CENOURA
As cenouras são geralmente consideradas um alimento seguro para comer, mas podem ter alguns efeitos secundários em algumas pessoas.

CONCLUSÃO
As cenouras são o alimento perfeito, crocante, rico em nutrientes, baixa em calorias e de um sabor muito rico.
As cenouras têm grandes benefícios para o nosso coração, olhos, digestão, o que ajuda a reduzir os riscos de câncer.